23/12/2011

Maquiagem de festa pode irritar os olhos.

Por :ikesaki
Algumas mulheres costumam usar maquiagem diariamente. Outras usam mais em ocasiões especiais, como as festas que antecedem Natal e Réveillon, por exemplo.  Mas o que muitas delas não sabem é que existe um risco que geralmente passa despercebido quando o assunto é make: irritação nos olhos. 

De acordo com Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, mesmo as maquiagens que apresentam o selo “produto dermatologicamente testado” devem ser utilizadas com cuidado, evitando o contato direto com a vista.

Segundo o especialista, sombras purpurinadas ou com glitter podem arranhar o cristalino ou ainda se alojar nas pálpebras, causando irritação. Até mesmo na aplicação da máscara para cílios, a vista pode ser arranhada por falta de habilidade ou descuido. “Caso aconteça um incidente semelhante, o ideal é seguir diretamente a um pronto-socorro oftalmológico. Se não for possível, recorra a um médico de confiança”, alerta Neves. 

Mas as restrições não param por aí: xampus e sprays para cabelos também inspiram cuidados, já que podem provocar inflamações. “A conjuntivite tóxica costuma ser causada por xampus que escorrem pelo rosto e penetram nos olhos. Já a conjuntivite química é provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina. Quando a vista começa a arder e a pessoa sente dificuldade para enxergar é importante lavar os olhos abundantemente com água fria. Se o sintoma persistir, ou mesmo se agravar, nunca espere para resolver o problema sozinha. Procure ajuda especializada imediatamente”, finaliza o oftalmologista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário